8.11.06

Partido Socialista
Secção de Mértola

COMUNICADO – PROTESTO

BARCO SARAMUGO AJUDA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DO POMARÃO


A ligação a Espanha é uma velha aspiração de toda a freguesia de Santana Cambas e do Concelho de Mértola, tendo esta Câmara, de maioria PS, envidado todos os esforços para que a construção da Ponte do Pomarão se tornasse realidade.

Não obstante algumas restrições colocadas pelos vereadores comunistas Jorge Revez e Mariana Costa, em reunião de Câmara de 17 de Maio, último, tanto o executivo camarário como a Assembleia Municipal, em sessão realizada em Santana de Cambas com a presença da população e de várias entidades do Concelho, repudiaram as tentativas de um grupo de ambientalistas radicais que procuravam impedir que esta obra fosse por diante, parecendo contarem com algum apoio local até então não identificado.

Surpreendentemente, há dias, todos os canais de televisão deram cobertura aos ambientalistas da Greenpeace que desceram o rio e teceram duras criticas à construção da Barragem do Alqueva e da Ponte do Pomarão.

Estranho é, também, que esse protesto tenha contado com o apoio do barco Saramugo, financiado com o dinheiro de todos nós, numa actividade contrária aos interesses reafirmados da Câmara, Assembleia e populações.

Mais estranho ainda é que a ADPM que detém a gestão do Saramugo, tivesse emprestado aquela embarcação para a referida acção, quando é do conhecimento público que o seu Presidente é o Sr. Jorge Revez que é também vereador comunista no executivo municipal.

Tendo presente a declaração de voto dos Vereadores comunistas que colocaram dúvidas que coincidem com as apresentadas pelos ambientalistas, é urgente saber se estes Vereadores e o Partido Comunista estão a favor ou contra a construção da Ponte do Pomarão e em que condições, para não dar a ideia que às segundas, quartas e sextas estão a favor e, nos restantes dias, contra.

O PS local, a maioria PS da Câmara e Assembleia, bem como a população, em geral, deste concelho dispensam lições de protecção da natureza e ambiente, pois a sua sensibilidade e prática diárias vão no sentido da defesa e protecção ambiental, numa visão global, que não exclui mas integra as populações que aqui vivem.
O Secretariado do Partido Socialista,

Mértola, 30.10.06