12.10.06

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DAS URGÊNCIAS NO CENTRO DE SAÚDE

No seguimento dos acontecimentos dos últimos dias sobre o encerramento de parte dos serviços do Centro de Saúde, a partir das 18 h, entendemos dever esclarecer as nossas populações, face a eventuais mal-entendidos, gerados pela campanha de desinformação levada a cabo pelo PCP, nomeadamente através do seu comunicado.

A ARS decidiu encerrar o Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Mértola às 18.00 horas, em virtude da saída antecipada e por vontade própria do Dr. Carlos Pereira. Não se trata, como vem sendo referido, do encerramento do Centro de Saúde na sua totalidade, mas apenas do referido serviço de atendimento médico nas urgências, entre as 18h e as 21 horas, já que, no que toca a casos que não necessitem de médico, poderão ser atendidos e resolvidos pelo pessoal de enfermagem.

O Partido Socialista manifesta a sua enorme preocupação pela redução do horário de atendimento médico, apesar da ARS garantir que se trata de uma situação provisória, a resolver com a chegada de novo médico.

O Partido Socialista, apesar de saber que esta é uma competência do poder Central, já transmitiu esta preocupação ao Presidente da Câmara, que nos garantiu estar em conversações com a ARS na procura de uma solução para o problema, que sirva os interesses da população.

Também em sessão da Assembleia Municipal o assunto foi debatido, tendo sido apresentado um voto de preocupação e protesto face a esta situação e decidido unanimemente manifestar disponibilidade para, em conjunto com todas as entidades, ser encontrada uma solução aceitável.

O Partido Socialista não pode, no entanto, face à tomada de posição, irresponsável e totalmente desadequada, do PCP, deixar de manifestar o seu repúdio pelo aproveitamento político duma situação que, embora a todos penalize e desagrade, não resultou de inércia ou incapacidade da parte das entidades responsáveis, mas apenas da falta de recursos humanos disponíveis. Porque o Partido Comunista sabe, mas não disse, que esta situação resultou de dois factos que não foi possível evitar ou controlar. Um, é o facto do Dr. Carlos Pereira ser contratado e não do quadro e ter decidido ir-se embora. Outro, é o facto de ter sido aberto concurso para o preenchimento de duas vagas e ninguém ter concorrido. Se o PC tem solução para resolver, de pronto, o problema, porque não a apresenta?

O Partido Comunista, através deste comunicado, vem demonstrar que, agora como sempre, não está interessado em fazer parte da solução mas apenas em perpetuar e agigantar o problema.

O Partido Socialista, enquanto poder local, orgulha-se de já ter dado provas de que embora sendo esta uma competência do Poder Central, tem dedicado ao sector da Saúde não só a sua atenção, mas também uma fatia significativa de recursos financeiros, sempre com o objectivo de melhorar os cuidados de saúde no concelho. Foi assim que se conseguiu, através do diálogo, resolver a situação do médico na Mina de S. Domingos, com consultas três vezes por semana. Foi assim que adquirimos uma Unidade Móvel de Saúde que rastreia e vacina por todo o concelho. Foi assim que criámos os apoios em medicamentos, através do cartão social, os acordos com Médicos para consultas aos trabalhadores, o bom relacionamento com as instituições do sector, etc.

O Partido Socialista está atento ao desenrolar da situação e manifesta a sua disponibilidade para, de forma responsável, cooperar com as autoridades do sector da Saúde, autarquias e população no sentido de, tão rápido quanto possível, ser resolvido o problema e reposto o horário das 21 horas.

Mértola, 26 de Setembro de 2006
O Secretariado