16.12.06

Voto de Repúdio aprovado em Assembleia Municipal

PONTE DO POMARÃO

VOTO DE REPÚDIO

A pretexto da defesa ambiental do Rio Guadiana assistiu-se recentemente a uma campanha organizada, que culminou com protestos contra a construção da Ponte do Pomarão, cujos protagonistas principais foram a Greenpeace e um cidadão espanhol denominado Luis de La Rasilla .

Nesta campanha de protesto contra a Ponte do Pomarão participou incompreensivelmente no apoio logístico o Barco Saramugo propriedade da Associação Defesa do Património , co-financiada pelo Município em 62.640 € , cuja finalidade seria a utilização de uma Ecoteca Fluvial destinada à promoção do turismo ambiental e de natureza relacionados com os recursos hídricos do Baixo Guadiana, conforme se comprova pela acta 11/2003 e protocolo entre Município e ADPM e nunca em actos contra os interesses do Município e das suas populações.

Todos sabem quanto foram difíceis as negociações para se conseguir os projectos e fundos que culminaram com a decisão da construção da Ponte, aspiração muito antiga das populações locais, tanto portuguesa como espanhola.

Não basta dizer que queremos a construção da ponte e depois alguns apoiarem a Greenpeace e o snr Luis de La Rasilla em campanhas de sinal contrário.

Esta Assembleia, realizada em Santana de Cambas já manifestou a sua vontade e por unanimidade decidiu que a construção da Ponte do Pomarão se fizesse INCONDICIONALMENTE.

Considerando dados novos, como a posição dos vereadores da CDU, que em reunião Câmara de 17/5/2006 que antecedeu aquela Assembleia colocaram algumas reservas e que na última reunião de Câmara de 6/12/2006, votaram contra uma tomada de posição Pública sobre a actuação dos ambientalistas que se manifestaram contra a Ponte do Pomarão

Proponho

Independentemente do respeito à diferença e à opinião que cada um tenha sobre a construção da Ponte do Pomarão, esta Assembleia já mandatada para apoiar sem condições a sua construção, deve aprovar um voto de repúdio a todos aqueles que contra o interesse das Populações deste Concelho se envolveram ou venham a envolver-se em qualquer acto que dificulte a construção da PONTE do POMARÃO.

Mértola, 14 Dezembro 2006
Mário Martins

P.S.- Este voto de repudio deve de imediato ser publicadoNo D.Alentejo, Correio Alentejo ,Cultos e publicado no Boletim Municipal