29.11.06

Unidade Móvel - Press Release da Câmara Municipal de Mértola

Unidade Móvel Médico Social Classificada entre as 48 Melhores Práticas em Prémio da ONU

O programa de Boas Práticas e Liderança Local da iniciativa UN-HABITAT procedeu ontem (28 de Novembro de 2006) ao anúncio formal dos premiados da edição de 2006 dos Prémios para Boas Práticas do Município do Dubai.

Um júri internacional reuniu em Palermo, Itália, no decurso da reunião da COPPEM (Comité Permanente do Parteneriado Euro-Mediterrâneo dos Poderes Locais e Regionais), na semana passada, para proceder à selecção dos 12 vencedores. A escolha foi realizada a partir de uma lista de 48 projectos finalistas de todo o mundo, seleccionados entre 690 candidaturas iniciais. O júri foi presidido por Abdulkarim Bangura, natural da Serra Leoa e professor na Universidade Americana, em Washington D.C., consultor internacional em projectos de desenvolvimento sustentável.

A Unidade Móvel Médico Social do Concelho de Mértola, a primeira candidatura portuguesa a ser eleita para o restrito grupo de finalistas dos Prémios Dubai, ficou em 13.º lugar ex-aequo com os restantes 35 projectos não premiados. Apesar de não premiada, o facto de fazer parte da lista de finalistas é já uma distinção importante do trabalho realizado pela UMMS nos últimos quatro anos. Não só por causa da entidade que preside ao prémio, mas porque a UMMS passará a constar da Base de Dados de Boas Práticas gerida pela Nações Unidas, juntando-se assim aos mais de 2000 projectos de 160 países já seleccionados em outras edições do prémio.

Os 12 projectos premiados na edição de 2006 dos Prémios Dubai são:

1. O Projecto Aldeia da Esperança de Nyamikamba, no Ruanda, que desde 2005 promove e defende os direitos das mulheres portadoras de HIV/SIDA, numa acção conjunta do Daily Mirror da Irlanda e da Oxfam.

2. O Projecto de Promoção de Emprego através do Restauro dos Centros Históricos, na Palestina.

3. O Projecto da Rede Bairros de Lata de Ahmedabad, Índia, que visa fornecer a todos os habitantes água e saneamento básico.

4. O Projecto de Gestão Participada em Meio Urbano da Cidade de Neiva, Colômbia.

5. O Projecto Ambiental e de Economia Sustentável do Rio Talisay, ilha de Cebu, Filipinas, que recorre às bio-engenharias para prevenir a erosão das margens do rio Talisay.

6. O Programa de Gestão dos Resíduos Sólidos da cidade de Carhuaz, Peru, que permitiu a reciclagem de 92% do lixo produzido pela comunidade local.

7. O Fórum dos Cidadãos do Município de Parla, Comunidade de Madrid, Espanha

8. O Projecto Brigada Verde de Ougadougou, Burkina-Faso, que constituiu uma equipa de 1200 mulheres para proceder à limpeza das ruas da capital do Burkina-Faso.

9. O Projecto do Banco Mundial para a preservação da zona húmida de Ha Tien, Vietname

10. A Associação Chaîne des Foyers de Saint Nicodeme, Camarões, que visa a resinserção social dos meninos de rua através de oficinas de formação profissional e de circo – em conjunto com Le Cirque du Soleil.

Foram ainda atribuídos dois prémios para aqueles projectos que melhor exploraram a transferência de conhecimentos e de boas práticas. Os vencedores destes dois prémios foram:

11. Rede Jovem de Cidadania, Belo Horizonte, um projecto de comunicação social de base comunitária, patrocinado pela Petrobás, que envolve centenas de jovens e serve de veículo de informação de projectos dinamizados pelos próprios.

12. E o projecto Grassroots Women International Academy.

Cada um dos 12 premiados irá receber um prémio monetário no valor de US$ 30,000, um troféu e um certificado, que será entregue numa cerimónia pública no Dubai no início de 2007, em data a definir.

Os Prémios Dubai para Boas Práticas foram criados em 1995, no decurso da preparação da II Conferência das Nações Unidas sobre a Iniciativa Habitat II, com o objectivo de identificar projectos sustentáveis de melhoria das condições de vida das comunidades locais.