22.11.06

Nota de Imprensa distribuída pelo Projecto SMS

Depois da forte adesão verificada nos Açores

Solidariedade Médica e Social (SMS) desloca-se ao Alentejo e leva cuidados de Saúde a Mértola

Depois de ter possibilitado que mais de 2000 pessoas do Concelho de Ponta Delgada tivessem acesso a cuidados básicos de saúde e acções de sensibilização, o projecto SMS continua a sua missão, desta vez no Concelho de Mértola.

Lisboa, 17 Novembro – Durante a próxima semana, uma equipa de 21 elementos, entre médicos, técnicos e enfermeiros, desloca-se ao Concelho de Mértola, localidade com grandes carências no que respeita ao acesso a cuidados de saúde.

Trata-se da segunda iniciativa do Projecto SMS – Solidariedade Médica e Social, que visa reforçar o apoio médico às populações de regiões de Portugal com necessidades especiais ou mais carenciadas, e acontece um mês depois de se ter deslocado aos Açores onde, mais de 2000 pessoas, puderam avaliar melhor o seu estado de saúde.

Esta iniciativa, que se realizará na próxima semana, entre os dias 21 e 24 de Novembro, terá especial enfoque nas áreas de prevenção, rastreio, sensibilização e diagnóstico e pretende intervir a vários níveis, como por exemplo: estudo da função respiratória, rastreio de visão nas crianças, acções de sensibilização de higiene oral, medição de glicémia, colesterol, triglicéridos e tensão arterial.

Devido à grande dispersão populacional, o projecto de Mértola será ligeiramente diferente da iniciativa dos Açores, contando também com o apoio da unidade móvel médica do concelho. Por outro lado, e com o objectivo de se adaptar às necessidades especificas de cada região, será dada especial ênfase ao estudo da função respiratória, como forma a responder aos potenciais problemas respiratórios dos antigos mineiros da região.

O projecto irá assim abranger várias escolas e todas as juntas de freguesia, a saber: S. Domingos, Corte do Pinto, Vale de Açor, Algodor, S. Pedro de Solis, S. Sebastião dos Carros, S. Miguel do Pinheiro, S. João dos Caldeireiros, Espirito Santo, Alcaria Ruiva e Santana Cambas (ver mapa em anexo).

De acordo com Amélia Pereira Coutinho, Directora deste Projecto, «Mértola, pelas suas razões geográficas e populacionais, tem sido apontada como uma das regiões mais carenciadas no que respeita ao acesso à saúde e acreditamos que este projecto poderá terá um impacto muito positivo na população, tal como o foi nos Açores, onde tivemos uma adesão claramente acima das nossas expectativas».

Segundo a mesma responsável, «iniciámos o projecto com um conjunto significativo de voluntários mas à medida que o projecto tomou forma e se deslocou ao terreno, fomos registando uma crescente adesão da comunidade médica pelo que, um mês depois de termos começado, contamos já com um conjunto de voluntários, entre médicos, técnicos e enfermeiros que nos fazem acreditar ser o mais importante projecto de voluntariado médico em Portugal».

Este ano o Projecto irá ainda deslocar-se ao Concelho de Sabugal, na Beira Alta e, em 2007, os responsáveis deste projecto querem manter este ritmo, fazendo um total de 6 acções.

Sobre o projecto SMS

O Projecto SMS nasceu da iniciativa de um laboratório privado nacional e conta com a colaboração imprescindível de médicos voluntários, escolas superiores de saúde e associações, bem como das diferentes estruturas autárquicas locais, que pela sua natureza têm acesso privilegiado às populações, dos centros hospitalares e unidades de saúde, escolas, paróquias e colectividades de cada zona.

Entre os parceiros e entidades aderentes ao Projecto contam-se médicos voluntários, a Escola Superior de Saúde de Leiria, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Câmara Municipal de Mértola, a Câmara Municipal do Sabugal.